1 de julho de 2010

EU SOU SUPER DOADORA!!! HAHAHA!!!

     Já faz alguns dias (na verdade semanas,rsrsrsr) que eu entrei para o CADASTRO NACIONAL DE DOADORES DE MEDULA OSSEA -REDOME (ui...rsrsrsr..). O nome é grande, mas a ideia é bem simples.
    Tem um monte de gente legal (e batalhadora também) por aí sofrendo por causa de alguma doença nas celulas do sangue, seja leucemia,linfoma,etc...
    Para a maioria destas doenças a unica solução para o doente é o transplante da medula ossea. Porque é nessa região dos ossos (a parte interna, tipo o tutano do osso,rsrsrsr) onde o sangue e formado. Então se a medula ossea da pessoa está formando celulas sanguineas defeituosas, ela precisa ser trocada por uma nova medula, capitche???
    Aí é que está o problema, não dá pra sair trocando a medula ossea do doente por qualquer uma (de qualquer doador), o receptor e o doador têm que ser compatíveis. É aquela velha história, algumas vezes os pais ou parentes são compatíveis, outras vezes não. Por isso que existe um banco, onde qualquer pessoa pode se cadastrar para ficar disponível, caso algum doente seja compatível com você.
   Eles colhem um pouco do seu sangue, igual a um exame de sangue comum, e identificam o seu HLA (Antigeno Leucocitario Humano). Caso algum doente tenha o mesmo HLA que o seu, ou seja, vocês são imunologicamente compatíveis, eles entram em contato com você para que faça a doação da medula ossea.

Eu sempre tive muito medo de me cadastrar, ser chamada e ter que me submeter ao processo de retirada da medula (uma agulha e introduzida dentro do seu osso do quadril e eles tiram um pouco da medula). Seria hipocrisia dizer que o processo é idolor e tal, tanto que o doador recebe anestesia peridural ou geral para a coleta.
    Mas eu estava procurando algo que não me lembro na net e acabei caindo no blog de uma menina que sofre de Linfoma de Hodgking e depois em outros blogs de pessoas que precisam de doadodes de medula. Não sei explicar, mas me sentí mesmo sensibilizada com a luta destas pessoas, se fosse comigo eu não teria a mesma força, a mesma coragem de lutar, o mesmo otimismo,etc... Estava decidido que eu me cadastraria no banco de doadores.
    Procurei o hemocentro do Hosp São Paulo (HSP- onde eu to trabalhando), mas eles me informaram que o unico lugar que faz coleta na cidade seria a Santa Casa. Coincidencia ou não, uma colega de trabalho me disse que um conhecido do hospital estava fazendo uma campanha para ajudar o parente que estava doente de leucemia. Eles precisavam que 100 pessoas se oferecessem para entar no cadastro e a Santa Casa viria coletar o sangue aqui mesmo no HSP. Logo me prontifiquei.
    Foi assim que no dia 17 de Junho, entrei para o cadastro de doadores de Medula Ossea,
rsrsrrsrsrsr....





AGORA EU SOU UMA DOADORA!!!!! SUPER VOLUNTÁRIA!!!!
 

 

    Peninha que eu não tirei nenhuma foto no dia,huahuahua!!!!
    Pode parecer meio piegas ficar fazendo campanha, mas, não custa ser um pouco solidário. Poderia ser comigo, graças a Deus não é, então vale a pena ajudar como forma de agradecimento a Deus por me dar saúde.

AQUI tem todos os Hemocentros do Brasil onde você pode se cadastrar no REDOME

Nenhum comentário: