14 de março de 2011

ACHADO DO BIXIGA


Exibir mapa ampliado

    Quem for apaixonado por antiguidades e estiver passando/morando em São Paulo PRE-CI-SA conhecer a Feira do Bixiga que acontece todo Domingo das 8 as 18h no bairro de mesmo nome. São cerca de 300 barracas que dispõem de artigos diversos, obras de arte, comida e outras curiosidades. Eu fiquei completamente enlouquecida com os moveis antigos expostos, os lps vendidos a míseros R$5,00 (ah, se eu fosse fã dos beatles...) e mais que tudo, com as cameras fotograficas analógicas.
      Lá estava eu, pensando com os meus botões onde conseguir R$150,0 para comprar uma antiga e charmosíssima Olympus que tinha visto e me apaixonado. Dou de cara com uma Lubitel 2, original, em perfeito estado (considerando-se sua próvavel data de fabricação entre 1955 e 1965), e o melhor, por 1/3 do valor. Uma choradinha a mais e levei minha Lubi pela bagatela de R$45,0. OMG!!! Ainda tô babando minha quadradinha.


       Você não entende nada de cameras antigas?
       A Lubitel 2 é mais uma camera russa (assim como a LC-A). Foi produzida pela GOMZ entre 1955 e 1965. Neste ano, a GOMZ virou LOMO, mas a Lubitel 2 continuou sendo fabricada até 1980.
       Ela é uma camera quadradinha composta por twin lens (lentes gemeas), assim chamadas porque possuem duas lentes: a superior serve apenas para focalizar a imagem a ser fotografada e a inferior é a lente em sí, que capta a imagem e queima o filme fotográfico.


      Minha Lubi é uma GOMZ com obturador ZT-8 (velocidades do obturador variando entre 1/15s e 1/250s), possui temporizador/timer (que infelizmente não está funcionando :/ ) e entrada de sincronizador para flash. O diafragma tem aberturas f22 a f1,5.
      Não vejo a hora de comprar um rolo de filme pra testar minha nova camera!

Nenhum comentário: