Felizmente nada vai conseguir me fazer esperar além deste mês, preciso muito do spool (aquele carretelzinho que vem dentro dos filmes de 120mm) do meu filme da Diana pra poder testar a minha nova Lubitel-2. Ela veio sem nenhum spool.
Enquanto a revelação não acontece, a gente vai pesquisando um pouco mais sobre cameras analógicas, a arte de fotografar usando uma camera manual, tecnicas de revelação artesanal, etc e etc... Achei bem interessante e util uma tabelinha que vem colada no fundo da Lubitel 166+ vendida pela Lomography.com ...
...uma boa ajuda pra quem só ta acostumado a usar cameras automáticas ou semi-automaticas. Na Lubitel você vai precisar regular o tempo do obturador e a abertura do diafragma de acordo com a luminosidade do local onde for tirar a foto. umm... alguém aí pode dar um help??? a Lomography fez isto por você (e por mim). Como não encontrei a imagem em maior tamanho pra poder imprimir e carregar comigo, fiz uma replica da tabela.
velocidadeXaberturaXluminosidade |
- em filmes de ISO100 ou 400 você vai usar velocidade 1/125 em praticamente todas as condições de luz, exceto no entardecer (veloc=1/30) e a noite (modo B em filmes ISO100 e veloc=1/15.8 em ISO400).
- Quanto ao f (abertura do diafragma):
ISO400= f22 muito ensolarado, f16 ensolarado, f11 pouco nublado, f8 completamente nublado, f4.5 ao entardecer e a noite.
Ainda não testei a tabela, mas me parece confiavel.
Um comentário:
Bom demais!!! =D
Postar um comentário