11 de abril de 2010

VAI UM CAFEZINHO AÍ?

     Sabendo que eu não dispenso um bom cafezinho preto, logo que entrei na faculdade e "deixei" a casa dos meus pais para ir morar em Maceió há 5 anos atrás, uma amiga muito querida daqui de SP (Margarete, Ete para os intimos) me mandou por sedex um presentinho muito legal: A famosa cafeteira italiana.

     Só que tinha um pequeno problema, ela não veio com manual de instrução (rsrsrsr...). E como seu processo de ,digamos assim, fabricação do café é um tanto curioso e diferente, eu fui testando todas as maneiras possiveis e imagináveis: agua em cima + café no meio = fracasso; agua misturada com café em cima = fracasso #2; agua misturada com café embaixo = fracasso #3, etc... Tudo por conta do meu orgulho idiota. Não era mais fácil ligar pra Ete e perguntar como fazia??? Hehehe!!!! Até que no fim eu consegui fazer meu bom e velho cafezinho.

     Depois de um tempo comprei uma cafeteira eletrica que tava de promoção e aposentei a cafeteirinha.
  
     Agora, aqui em são Paulo, estou novamente usando a cafeteira italiana, também chamada de Moka. Mas comprei uma novinha porque a antiga tava toda preta e embolorada por dentro. Daí que resolvi dar uma pesquisada na internet só pra garantir como é a melhor maneira de se fazer café na Moka, sempre existem detalhes que a gente nunca ouviu falar. Acabei descobrindo porque a cafeteira ficou embolorada (detalhe que a nova tava indo pelo mesmo caminho,rsrs). Então abaixo vai um pouco do que encontrei nas minhas pesquisas:


  • Foi inventada em 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti (1888-1970) com o nome de Moka Express.
  • A cafeteira clássica é de alumínio.
  • A água fria é colocada embaixo. Ao ferver, sobe por um tubo central, molha o pó de café e passa pelo filtro. A bebida pronta fica no reservatório na parte superior.
  • A água usada é fundamental para o sabor do café. Na Itália, usa-se água mineral: a da torneira contém muito calcário e deixa a cafeteira cheia do material.
  • Só encha a base com água até a válvula de segurança (é uma pequena panela de pressão).
  • Coloque o café dentro da cuba, sem usar a colher para apertar o
  • A chama deve ser pequena. Não deve ter um diâmetro superior à base da cafeteira, ou o fogo queimará o , tornando o café amargo
  • Antes de servir, mexa o café dentro da cafeteira. No fundo há o café produzido no início, mais denso; no alto, um café mais líquido mas não menos importante, pois contém as substâncias liberadas por toda a passagem da água
  • A parte interna (superior e inferior) não devem ser lavadas com sabão, palha de aço ou esponjas abrasivas. Lave somente com agua corrente. Com o tempo, ela vai ficando escura por dentro, o que é normal. Aliás, é isso que vai garantir a evolução no sabor do café. 

  Por fim alguns modelinhos lindos:



      FONTES:
      http://cozinhadomundo.blogspot.com/2007/12/como-fazer-caf-expresso-utilizando.html
      http://cartadaitalia.blogspot.com/2005/10/cafezinho-iii.html
      http://divinaitaliapraia.com.br/wordpress/?p=72

      3 comentários:

      Allan Robert P. J. disse...

      Olá!

      Obrigado pelo link!

      :)

      Andréia - Cotia SP disse...

      Ah muito obrigada!!
      Sou louca por café e sempre vi essas cafeteiras, mas não sabia como usar, pesquisando na net achei seu blog. Agora posso comprar sem medo de ficar encostado, sem uso em casa...rs
      Valeu pelas dicas"

      Andréia

      Anônimo disse...

      Moro sozinha e ganhei uma dessas. Fiquei "namorando" essa coisa até aceitar que eu não fazia idéia de como usá-la e acabei achando seu blog. Salvou minha vida! hahaha

      Paula